Seis alunos do 2º ano do Ensino Médio, do período noturno do Colégio Estadual Anita Canet, realizaram uma entrevista com o professor Leonardo e com a diretora da noite, Márcia, para discutir a nova lei federal que proíbe o uso de celulares nas escolas.
Durante a conversa, o professor Leonardo destacou que, apesar de reconhecer a importância do celular na vida cotidiana, a nova legislação se tornou necessária. “Infelizmente, pela falta de discernimento dos estudantes e até de alguns pais, essa lei passou a ser fundamental. O uso do celular em sala de aula era exagerado, tirando totalmente o foco das aulas”, afirmou o professor. Ele também ressaltou que a medida pode ajudar os alunos a se colocarem novamente no papel de estudantes e não apenas como “corpos presentes” nas salas.
Já a diretora Márcia falou sobre a realidade dos alunos do período noturno, que muitas vezes chegam direto do trabalho. “A legislação é um pouco impositiva e naturalmente recebe resistência. Mas orientamos que, ao chegar na escola, o aluno desligue o aparelho e o guarde na mochila. Não fazemos revista, nem buscamos o conflito. Se o celular não estiver visível, não será recolhido”, explicou.
O grupo responsável pela produção da entrevista foi formado por Maria Eduarda, Nicoly Adriane, Kerolyn Vitória, Peterson, Daniel de Oliveira e Alex Simeoni. O conteúdo foi organizado em formato de podcast, com roteiro, captação e perguntas elaboradas pelos próprios alunos.
Redação Maria Eduarda Fazenda FM
📻 Sintonize 87.9📻
www.fazendafm.com