As reuniões da Plenária do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Fazenda Rio Grande (PROFAZ) serão retomadas em fevereiro de 2025. O encontro será marcante, com a apresentação dos novos representantes indicados pelos poderes Legislativo e Executivo, que também participarão de uma capacitação coordenada por especialistas do SEBRAE, parceiro estratégico do conselho.
O PROFAZ tem como missão promover a construção e o aperfeiçoamento das articulações institucionais, planejar estratégias e formular políticas públicas voltadas ao desenvolvimento econômico sustentável, tanto local quanto regional. De acordo com a atual diretora do conselho, Vera Alice Szadkoski, um dos marcos mais significativos da trajetória do órgão foi a homologação da Lei Municipal nº 1.319/2019, que instituiu o PROFAZ e o Fundo Municipal de Desenvolvimento e Inovação.
“A legislação estabelece que o conselho seja composto por representantes dos poderes constituídos e da sociedade civil organizada. Este modelo busca fomentar o diálogo entre os setores público e privado, integrando as demandas de serviços, comércio e indústria às estratégias de desenvolvimento do município”, destacou Vera.
Fazenda Rio Grande, reconhecida como uma das cidades que mais cresceram no Paraná e no Brasil, enfrenta o desafio de estruturar ações para atender às crescentes demandas em áreas como mobilidade urbana e meio ambiente.
Vera Szadkoski, que assumiu o cargo para o biênio 2024-2026, reforçou a importância da participação ativa da sociedade civil para que o município alcance seu pleno potencial.
“Com a força que o nosso município vem demonstrando, é imprescindível unir esforços entre a sociedade civil, os poderes constituídos e os representantes no Legislativo estadual e federal. Apenas assim poderemos alavancar o que Fazenda Rio Grande tem a oferecer como uma cidade próspera”, afirmou a presidente.
O fortalecimento da colaboração regional também está entre as prioridades do PROFAZ. A parceria com conselhos vizinhos, como o SJ Prospera de São José dos Pinhais e o Avança Araucária, busca alinhar pautas comuns, especialmente em temas como mobilidade urbana e meio ambiente, que impactam toda a região metropolitana de Curitiba.
O PROFAZ reforça a importância da participação de seus integrantes, incluindo representantes dos poderes Legislativo e Executivo, na busca por soluções concretas para o desenvolvimento econômico e social do município.
“Com o desenvolvimento econômico, atingimos avanços sociais, culturais e educacionais que beneficiam todos os cidadãos, independentemente de sua condição econômica”, afirmou Vera.
Estratégia e Inovação
Entre os instrumentos fundamentais para atingir seus objetivos, destacam-se as câmaras técnicas, que reúnem especialistas e representantes de diversas áreas para discutir e propor soluções. “Atualmente, a Câmara Técnica de Tecnologia e Inovação está em funcionamento, com metas para estruturar outras áreas prioritárias, como educação, saúde, infraestrutura e sustentabilidade”, pontuou a presidente.
Com uma visão estratégica e inclusiva, o PROFAZ busca consolidar Fazenda Rio Grande como referência em desenvolvimento sustentável, unindo forças para enfrentar os desafios de um município em constante crescimento.
Por fim, a presidente do conselho parabenizou Fazenda Rio Grande pelos 35 anos que serão celebrados no próximo dia 26 de janeiro.
RedaçãoFazenda FM 87.9




