Na última segunda-feira (27), foi inaugurado o Hospital e Maternidade Nossa Senhora Aparecida em Fazenda Rio Grande.
O hospital vai atender a população local, aliviando significativamente a saúde pública da cidade. Muitas cirurgias, exames e atendimentos que anteriormente precisavam ser encaminhados para outros municípios agora serão realizados em Fazenda Rio Grande.
Com uma estrutura que conta com mais de 280 funcionários, incluindo 50 médicos, o hospital tem capacidade para realizar cerca de 700 cirurgias mensais e atender aproximadamente 10 mil pacientes por mês.
O ambulatório oferece atendimento em 12 especialidades, incluindo ginecologia, ortopedia e urologia. O atendimento é 100% pelo SUS e os pacientes serão encaminhados pela UPA, Unidades Básicas de Saúde, Siate e Samu.
A administração do hospital será desempenhada por uma empresa privada, com recursos de operação mensais provenientes do município (R$ 2,4 milhões) e do Governo do Estado (R$ 1,8 milhões).
Em termos de estrutura, o hospital dispõe de 95 leitos e 6 salas cirúrgicas, com capacidade para realizar até 700 cirurgias por mês. A maternidade está preparada para atender qualquer tipo de problema com gestantes.
O hospital também oferecerá atendimentos de emergência nas áreas de ortopedia, cirurgia geral, urologia, ginecologia e cardiologia. Além disso, serão realizadas aproximadamente 500 consultas especializadas por semana.
O novo hospital conta também com um centro de imagem equipado com tomografia, ultrassonografia, endoscopia e colonoscopia. Em um segundo momento, a estrutura também terá capacidade de realizar exames cardiológicos, como teste ergométrico, ecocardiograma, MAPA e Holter.
Redação Rádio Fazenda FM 87.9, compromisso com a informação!